Decorreu no passado dia 29 de abril, a uma sessão de apresentação onde foi explicada a funcionalidade do APCMC Datacheck.
Poderá rever o evento aqui (https://www.apcmc.pt/events/evento/apresentacao-apcmc-datacheck/)
A plataforma APCMC Datacheck permite disponibilizar em Portugal uma plataforma de “master data”, semelhante às que já são utilizadas na maioria dos países europeus, predominantemente no setor dos produtos elétricos e eletrónicos e, mais recentemente, nos produtos sanitários e climatização e, também, nos materiais de construção, que permita de uma forma simples e rigorosa, comunicar (para os fabricantes) e aceder (para os distribuidores) a todos os dados (técnicos, comercias, logísticos, legais, preços, descontos, etc.), relativos aos produtos (incluindo imagens, textos e ficheiros BIM, etc.), bem como as respetivas atualizações.
A estrutura da base de dados utiliza os standards existentes, na medida da sua disponibilidade, quer se trate da classificação de produtos (ETIM Internacional) ou logística (EAN/GTIN)) e obedece ao projeto de EMDG (European Master Data Guidelines) que se encontra em fase de preparação no âmbito da FEST e da ETIM Internacional.
A informação completa e digitalizada sobre produtos, num formato standard, é fundamental para a digitalização dos processos na comercialização (com aumento da eficiência e redução de custos e erros) e para o apoio aos clientes, nomeadamente aos projetistas e construtores, para além de ser essencial para o marketing digital e as lojas online. Esta será também a base necessária para a generalização do EDI no sector.
Para os fabricantes nacionais, aderir a este processo potenciará a qualidade do serviço na relação com os distribuidores e a informação ao cliente profissional (arquitetos e projetistas), para além de facilitar a relação com os clientes internacionais (atualmente Europa) que já utilizam plataformas idênticas e permitirá uma comunicação de informação mais atempada, assertiva e, eventualmente, com poupança significativa de recursos.